Faturas do cartão de crédito já chegam com novas regras neste mês

Notícias

Faturas do cartão de crédito já chegam com novas regras neste mês

"O objetivo das mudanças foi reduzir os juros cobrados.


Economia


   As faturas do cartão de crédito que chegaram em julho foram as primeiras desde a entrada em vigor das regras novas, em junho.

   Pelas novas regras, o pagamento mínimo do cartão não tem mais que ser de 15% da fatura. Agora, cada banco define esse percentual dependendo do perfil do cliente, que deve ser avisado 30 dias antes da mudança.

   A taxa de juros do rotativo podia variar. O valor era menor para quem pagava pelo menos a parcela mínima. Em maio, por exemplo, os juros para quem pagava o mínimo eram de 10,81% ao mês; já para quem não conseguia pagar, mais de 13%. Agora, o banco vai ter que cobrar uma única taxa de juros.

   Depois de 30 dias usando o crédito rotativo do cartão, o banco continua tendo que transferir essa dívida para outro tipo de empréstimo, parcelado com juros menores.

   As novas regras começaram a valer em junho após uma ampla discussão entre os bancos e o congresso. Um quarto das famílias brasileiras tem dívida em atraso, segundo a Confederação Nacional do Comércio. A maior parte em cartão de crédito. Uma dívida fácil de fazer e difícil de pagar. Para quem atrasa a conta no cartão, a taxa de juros passa de 200% ao ano.


Fonte: G1


25/07/2018
15:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp