Inteligência artificial auxilia agricultores a diagnosticarem problemas na produção via aplicativo

Notícias

Inteligência artificial auxilia agricultores a diagnosticarem problemas na produção via aplicativo

"A cada hora, no Brasil, o aplicativo responde em média 20 novas perguntas.


Brasil


   Foi na Amazônia brasileira que um grupo de estudantes alemães teve a ideia de desenvolver um aplicativo para identificar, através de imagens captadas pelo celular, que tipo de praga ou doença está atacando uma planta. Os jovens observaram que o que mais preocupava os agricultores era como identificar e enfrentar pragas, doenças e deficiências nutricionais de suas lavouras.

   O aplicativo, lançado em 2015 tem mais de 500 mil usuários no mundo e cerca de 80 mil no Brasil, utiliza inteligência artificial para distinguir a partir de sintomas nas folhas, raízes e galhos, quais as causas dos danos causados às plantas.

   Chamado de Plantix ele pode fazer um diagnóstico analisando apenas uma fotografia. O scanner já consegue identificar 300 tipos de problemas que afetam mais de 30 culturas. O banco de dados abrange desde culturas comerciais como soja, milho, algodão até plantas ornamentais e hortaliças cultivadas em áreas urbanas.

   Somente no Brasil o banco de dados contém mais de 500 mil fotografias de doenças, pragas e deficiências nutritivas em plantas. E cada usuário que cadastra uma planta doente acrescenta mais informação ao programa de inteligência artificial. Segundo os desenvolvedores, o índice de acertos do aplicativo varia de 80% a 100%.

   Os tratamentos indicados são em sua grande maioria orgânicos, manejo cultural, poda e adubação. Nos casos onde é necessário a aplicação de defensivos o usuário é orientado a procurar um agrônomo para proceder o tratamento.

   Quando o diagnóstico a partir da foto apresentada não é automático o problema é encaminhado para um especialista, que faz parte da equipe de apoio do aplicativo.


Fonte: Gazeta do Povo


25/07/2018
15:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp