ESTADO QUER AMPLIAR CRÉDITO PARA COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Notícias

ESTADO QUER AMPLIAR CRÉDITO PARA COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Juntas elas faturaram no último ano 500 milhões de reais.


Estadual


    O Paraná conta hoje com 179 pequenas cooperativas da agricultura familiar, que reúnem 41.542 associados, e 517 associações da agricultura familiar com 25 mil integrantes. Juntas elas faturaram no último ano 500 milhões de reais.

   O fortalecimento dessas instituições, a exemplo do que ocorreu com as grandes cooperativas paranaenses na década de 60, passa pelo acesso ao crédito e financiamento a investimentos.

    Essas questões foram temas de encontro virtual promovido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por meio do programa Coopera Paraná, na última semana. Mais de 100 pessoas participaram ativamente da discussão online.

    O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, falou sobre uma ação mais agressiva de crédito para atender a agricultura familiar por parte das instituições do Governo do Paraná, como a Agência de Fomento e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

    Segundo Ortigara, será encaminhado para a Casa Civil adequações da Lei de Subvenção Econômica, introduzindo o conceito de juros zero que pode chegar no máximo a 3% para projetos bem estruturados em uma série de áreas da produção agrícola.

   Também será encaminhada à Assembleia Legislativa o Orçamento para 2021 que propõe apoio financeiro às cooperativas da agricultura familiar que precisam de capital para se estruturarem.

 

Fonte: AEN PARANÁ.

 


30/09/2020
09:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp