PLATAFORMA ONLINE MOSTRA NÍVEL DOS RIOS EM TEMPO REAL.

Notícias

PLATAFORMA ONLINE MOSTRA NÍVEL DOS RIOS EM TEMPO REAL.

A população pode conferir como está o nível dos rios em todo o Paraná pela internet.


Estadual


   O Instituto Água e Terra, IAT, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, desenvolveu um sistema que mostra em tempo real o nível dos rios, indicando o quanto choveu.

   Um painel geográfico, chamado Hidroinfoparana, mostra o conjunto de estações de monitoramento hidrológico dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado.

   Para fazer as consultas, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, clicar em “Monitoramento” e em seguida em “Monitoramento Hidrométrico” O IAT é o órgão gestor estadual de recursos hídricos responsável pelo monitoramento hidrológico de todo o Estado.

   Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o momento de pior seca da história do Estado faz com que a população tenha maior necessidade de estar informada sobre os níveis de água.

   De acordo com a chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles, a ferramenta foi criada com o objetivo de acompanhar onde chove.

   Os dados são de estações próprias do órgão e também as da Agência Nacional de Águas, da Copel e de outras concessionárias de geração de energia. Um sensor instalado nos rios monitorados manda informações a um equipamento que, por sua vez, as repassa via satélite.

 

Fonte: AEN PARANÁ.

 


26/09/2020
10:54
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp