Pediatras alertam para os perigos da intoxicação com medicamentos entre crianças e adolescentes

Notícias

Pediatras alertam para os perigos da intoxicação com medicamentos entre crianças e adolescentes

"O estudo se baseou em informações do Sinitox, o Sistema Nacional de Informações Toxico-farmacológicas.


Saúde


   Uma análise feita pela SBP, a Sociedade Brasileira de Pediatria mostra que todos os dias, no mínimo, 37 crianças e adolescentes,  até 19 anos, sofrem os efeitos da intoxicação pela exposição inadequada a medicamentos. Ao longo de 18 anos, foram mais de 245 mil casos de intoxicação no País, dos quais 240 crianças e adolescentes não sobreviveram. 

   No Paraná, o estudo tem números de 1999 até 2009. Neste período o Estado contou 5.592 casos de intoxicação por medicamentos entre crianças. 

   Para alguns especialistas, os dados apurados via Sinitox estão subestimados, pois a rede reúne apenas as informações de 33 Centros de Informação e Assistência Toxicológicos localizados atualmente em 11 estados e no Distrito Federal.

   Dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados no ano passado mostram que desde 2012 o Paraná registrou 17.969 casos de intoxicação causada por medicamentos. Em 2016 foram 4.053 casos registrados no  estado.

   Mais de metade destes casos ocorre com pessoas entre 20 e 49 anos e pouco mais de 71% das vítimas são mulheres. Mais de cinco mil destes casos ocorreram em virtude de fatores como a má conservação do medicamento e a ingestão de produtos fora do prazo de validade, erros na prescrição ou administração e a automedicação.

   Em casa, é importante guardar todo e qualquer medicamento em local de difícil acesso às crianças, de preferência em local fechado. Também deve se orientar os adolescentes a evitarem a automedicação. Os jovens costumam ter um comportamento mais próximo dos adultos. Alguns medicamentos possuem nomes com grafia ou som semelhantes. Sempre que receber uma receita de um profissional de saúde certifique-se que a letra está legível. Em caso de dúvida, pergunte.


Fonte: Bem Paraná 


23/07/2018
09:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp