USP alerta para alterações hormonais e outras doenças por uso excessivo de plásticos e cosméticos

Notícias

USP alerta para alterações hormonais e outras doenças por uso excessivo de plásticos e cosméticos

"O estudo faz parte de um projeto mais amplo ligado ao Ministério da Saúde, que encontra a adesão de mais pesquisadores.


Variedades


   Desde a garrafa plástica ao protetor solar, do sabonete ao papel emitido pela máquina de cartão de crédito, a concentração de compostos químicos de materiais que facilitam a vida das pessoas é motivo de preocupação para pesquisadores da USP de Ribeirão Preto em SP.

   Chamadas de desreguladores endócrinos, substâncias capazes de alterar a produção de hormônios no organismo associadas a câncer, obesidade e até infertilidade foram encontradas em variedades e níveis alarmantes em crianças de todas as regiões do país.

   Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que aditivos como esses analisados na pesquisa são adicionados intencionalmente pelas empresas para exercer funções tecnológicas, mas estão sujeitos a rígidas regulações e só podem ser usados em quantidades autorizadas pela legislação pertinente.

   O estudo analisou 65 disruptores, encontrados em produtos de cuidado pessoal e materiais de limpeza; utilizados na fabricação de plásticos, embalagens de alimentos e papeis térmicos; em protetores solares, batons, cremes com filtros e outros que agem como conservantes em alguns tipos de medicamentos.

   Os resultados servem de alerta para a multiexposição diária das pessoas a essas substâncias, mesmo quando utilizadas de maneira regulada nos produtos.

   Além de crianças, a expectativa é confirmar, em iniciativas futuras, as interações dessas substâncias em adultos, grávidas e recém-nascidos.



Fonte: G1 


23/07/2018
09:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp