PARANÁ E RÚSSIA PRETENDEM APRESENTAR PROTOCOLO DE VACINA CONTRA COVID-19 À ANVISA EM 30 DIAS

Notícias

PARANÁ E RÚSSIA PRETENDEM APRESENTAR PROTOCOLO DE VACINA CONTRA COVID-19 À ANVISA EM 30 DIAS

A Sputnik V foi anunciada como a primeira vacina contra a Covid-19 registrada no mundo.


Estadual


    O Paraná e a Rússia assinaram nesta semana um protocolo de intenções para desenvolvimento de vacina contra a Covid-19. O protocolo abre a oportunidade de o governo do Paraná, através do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), participar dos testes e da produção da vacina Sputnik V no Brasil.

   O acordo foi firmado durante reunião por videoconferência com o governador Ratinho Júnior, representantes do governo do Paraná, Tecpar, Ministério da Saúde, Anvisa e embaixada da Rússia.

    O próximo passo é a formação de uma força-tarefa com integrantes do Governo do Estado e do governo russo para acompanhar a validação da vacina em território brasileiro. A etapa para montar o protocolo da vacina, que será apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, deverá demorar pelo menos 30 dias.

   O prazo para iniciar os testes da fase 3 no Paraná ainda depende da aprovação dos órgãos regulatórios, mas o diretor-presidente do Tecpar Jorge Callado antecipou que a vacina deverá ser testada em profissionais da Saúde e portadores de comorbidades. O convênio permite ainda que o Estado saia na frente em eventual campanha de vacinação. 

    Se tudo der certo, a vacina deve começar a ser produzida no Estado no segundo semestre de 2021 no Paraná, mas para isso, de acordo com o presidente do Tecpar,  será preciso investir cerca de R$ 80 milhões na planta do laboratório paranaense.

    A Sputnik V foi anunciada como a primeira vacina contra a Covid-19 registrada no mundo pelo o presidente russo, Vladimir Putin, na última terça-feira dia 11.

Fonte Bem Paraná.


14/08/2020
10:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp