ATIVIDADES COM CARGAS PERIGOSAS NO PARANÁ DEVEM SER APRESENTADAS AO IAT

Notícias

ATIVIDADES COM CARGAS PERIGOSAS NO PARANÁ DEVEM SER APRESENTADAS AO IAT

As empresas têm 30 dias para repassar as informações ao IAT


Estadual


    O Instituto Água e Terra divulgou uma nova medida relativa a empresas que utilizem ou armazenem cargas perigosas. Vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o IAT é o responsável pela emissão do licenciamento ambiental para a operação dessas empresas.

    Pela nova medida, empreendimentos cuja atividade possa resultar em acidentes com impacto para a população do entorno, e que mantiverem substâncias tóxicas, inflamáveis e explosivas, em quantidade acima da permitida por lei, devem apresentar um relatório de comprovação de auditoria específica de todos os itens que compõem o PGR, Programa de Gerenciamento de Risco. As empresas têm 30 dias para repassar as informações ao IAT.

    Em todas as operações, elas precisam prestar contas ao Exército. A inspeção das atividades é feita pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar, que atua nos portos do Paraná e Santa Catarina. Além dos produtos químicos, o serviço também é responsável pela fiscalização de armas, munições e blindagem de veículos.

    A gerente de licenciamento ambiental do IAT, Ivonete Chaves, explicou que o Programa de Gerenciamento de Risco foi estabelecido por portaria do IAT em 2015 e contém critérios específicos para o licenciamento de atividades consideradas de risco.

    Os empreendimentos que não se sentem obrigados a apresentarem o PGR devem apresentar comprovação com análises de vulnerabilidade e consequências, indicando que acidentes não podem impactar a população do entorno. A maioria das empresas que atuam na área dos portos organizados de Paranaguá e Antonina e que movimentam líquidos inflamáveis ou outros produtos classificados como de risco, é licenciada pelo IAT.

    As que não são, recebem licença dos órgãos federais, como o IBAMA. O Paraná possui uma Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Químicos Perigosos. Ela se reúne regularmente para discutir estratégias para o gerenciamento dos riscos em situações variadas, que abrangem tanto a questão de fiscalização pelos órgãos, quanto de planos de contingência.

   O grupo envolve representantes de 26 entidades estaduais e federais, incluindo o IAT e a Defesa Civil Estadual, e tem cinco linhas de atuação: ferroviário, rodoviário, aquaviário, insumos agrícolas e empresas.

 



Fonte AEN


14/08/2020
10:51
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp