Tempo seco reduz qualidade da safra no Paraná, diz Deral

Notícias

Tempo seco reduz qualidade da safra no Paraná, diz Deral

"Segundo os técnicos, 11 por cento da safra de trigo esta em floração e 1 por cento em enchimento de grão.


Estadual


   A falta de chuvas em algumas áreas do Paraná já começa a prejudicar a qualidade do trigo no Estado, principal produtor brasileiro do grão, e há riscos de mais perdas dada a perspectiva de tempo seco nas próximas semanas, segundo  o Departamento de Economia Rural, o Deral.

   Em boletim, o órgão vinculado a secretaria de estado do abastecimento destacou que 75 por cento das plantações estão em qualidade "boa". Já as lavouras consideradas "ruins" estão em 5 por cento. De acordo com analistas do Deral, no norte pioneiro, já são pelo menos 35 dias sem chuvas, o que está piorando um pouco mais a qualidade da safra naquela região.

   Essas lavouras precisam de um pouco mais de água para seu desenvolvimento. Se faltar chuva nas próximas duas semanas  o potencial produtivo será decrescido.

   As previsões apontam para precipitações abaixo do normal em todo o Paraná até o dia primeiro de Agosto. Além disso, as temperaturas devem ficr até 6 graus acima da média nos próximos dias. O tempo seco e quente pode impactar negativamente a safra de trigo deste ano no estado.

   O cenário atual contrasta com o de um ano atrás, quando fortes geadas atingiram boa parte do trigo do Paraná, reduzindo o volume de colheita. Até agora em 2018, foram observados dois episódios de geadas, mas sem impactos para a safra de trigo.

   Pela estimativa mais recente do Deral, o Paraná deve colher 3,36 milhões de toneladas de trigo em 2018, um aumento de 50 por cento na comparação com o ano passado. O Estado teve mais de 1 milhão de hectares semeados com a cultura neste ano, e a colheita geralmente começa em agosto. 


Fonte: Reuters / Massa News 


20/07/2018
08:52
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp