Secretaria Municipal de Saúde intensifica exames preventivos de câncer de colo do útero

Notícias

Secretaria Municipal de Saúde intensifica exames preventivos de câncer de colo do útero

"Tanto os agendamentos quanto os exames podem ser feitos em qualquer uma das unidades de saúde do município.


Local


   A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando gratuitamente exames preventivos de colo do útero, conhecido como Papanicolau para toda a população feminina de Laranjeiras do Sul.

   De acordo com a enfermeira Karen de Oliveira, o teste é rápido e indolor, sendo que a coleta deve ser feita anualmente por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. 

  De acordo com a enfermeira, no próximo sábado dia 21 os exames serão realizados na Unidade de Saúde do Monte Castelo durante todo o dia. As mulheres que trabalham durante a semana devem fazer o agendamento em qualquer unidade de saúde e comparecer no sábado dia 21 para fazer a coleta.

   Além de detectar o câncer, o Papanicolau serve também para a verificação de lesões internas e de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de até 100%. Por isso, é necessário fazer o acompanhamento. Devem realizar o exame todas as mulheres na faixa etária dos 20 aos 64 anos de idade. 

   O agendamento do exame pode ser realizado pessoalmente nas unidades de saúde ou com um Agente Comunitário de Saúde. No dia da coleta, a mulher não pode estar menstruada e não deve usar cremes e duchas intimas. As relações sexuais devem ser evitadas já na véspera do exame.  

   O câncer de colo do útero é uma das principais causas de mortes por câncer nas mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Cancêr, em 2015 em torno de 5.727 mulheres entre 35 a 44 morreram vitimas da doença no Brasil.

 

Com informações: Assessoria Comunicação Prefeitura LDS e INCA.


19/07/2018
08:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp