FARMACÊUTICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE PREVENIR HEPATITES VIRAIS

Notícias

FARMACÊUTICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE PREVENIR HEPATITES VIRAIS

Ouça a entrevista com o Farmacêutico responsável pelo atendimento especializado em Laranjeiras do Sul, Cristian Ricardo no player acima.


Local


    O 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, doenças que podem levar a complicações, como a cirrose e o câncer de fígado. Apesar de existir tratamento e formas de prevenção, milhões de pessoas morrem por ano por causa da hepatite.

    A doença pode ter diversas causas, como transmissão por vírus, uso excessivo de alguns remédios, álcool e drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são do tipo A, B e C.

    A Organização Mundial da Saúde estima que as hepatites virais B e C afetem 325 milhões de pessoas em todo o mundo. Este número pode ser ainda maior, pois várias pessoas são portadoras do vírus e ainda não foram diagnosticadas.

   A vacina contra hepatite A e B já fazem parte do calendário de vacinação das crianças pelo Sistema Único de Saúde. Em casos especiais, o médico pode solicitar uma nova dose, principalmente quando o sistema imunológico está comprometido.

    Não existe vacina contra hepatite C, por isso, há a necessidade de ainda mais cuidado com a prevenção, tomando algumas medidas:

– Evite compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha para não haver contágio por sangue.

– Utilize preservativo, pois é uma infecção sexualmente transmissível.

– A transmissão também pode acontecer durante a gravidez e o parto, sendo necessário incluir doses extras de vacinas e imunoglobulina nas 12 primeiras horas de vida do bebê.

 

Fonte Prefeitura de Laranjeiras do Sul.


29/07/2020
16:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp