Com três mortes confirmadas por causa da infecção por sarampo, o Ministério da Saúde alerta para que se redobre a atenção

Notícias

Com três mortes confirmadas por causa da infecção por sarampo, o Ministério da Saúde alerta para que se redobre a atenção

"Ministério da Saúde pede reforço da cobertura vacinal em todo o país, principalmente entre aqueles que viajaram para fora do Brasil nos últimos 30 dias.


Saúde


   Com três mortes confirmadas por causa da infecção por sarampo, o vírus começa a se espalhar do Norte para outras regiões brasileiras.

   Neste mês, o Ministério da Saúde alerta para que se redobre a atenção contra o sarampo por causa do fim da Copa do Mundo na Rússia e a volta de brasileiros que viajaram para assistir aos jogos, uma vez que a Europa teve 400% de aumento dos casos da doença em 2018 em comparação com o ano passado.

   No mundo todo, o número de casos registrados aumentou em 30% no ano passado. Foram 173.330, 41 mil a mais do que em 2016. Destes, 775 casos foram na região das Américas.

   Segundo o informe do Ministério da Saúde, é necessário ter atenção com sintomas para indivíduos "com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou que tenha tido contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior".

   Essa orientação, na realidade, é anterior à Copa do Mundo e diz respeito à preocupação com os casos importados de sarampo, uma vez que os casos autóctones, em que a doença é contraída com circulação do vírus dentro do país, não ocorriam desde 2000.

   Devem ser vacinadas todas as pessoas - com exceção de gestantes e pessoas com imunidade afetada - entre os seis meses de vida e os 49 anos que nunca tenham se vacinado contra o sarampo ou que não sabem se foram ou não imunizadas.


Fonte: Site Terra.


19/07/2018
08:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp