Dia da Proteção das Florestas: nossas árvores pedem socorro

Notícias

Dia da Proteção das Florestas: nossas árvores pedem socorro

"O Brasil já perdeu 19% da Amazônia e quase 91% da Mata Atlântica. No dia que é lembrado a proteção das florestas, há pouco o que comemorar.


Variedades


   Nesta dia (17/07) é comemorado o Dia da Proteção das Florestas, uma data para lembrarmos que preservar as florestas não é apenas uma opção, mas uma necessidade.  

   Um grande defensor de nossos recursos naturais foi Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes. Esse importante seringueiro tinha origem humilde e viveu uma infância muito pobre na região Norte do nosso país. Tornou-se seringueiro ainda jovem e, com o desenrolar de sua vida, seu amor pelo meio ambiente foi aumentado.

   Chico Mendes dedicou sua vida à luta contra o desmatamento e preservação das nossas áreas florestais. Foi reconhecido no Brasil e em outras partes do mundo por sua perseverança, entretanto, gerou insatisfação nos grupos que tinham lucro com a devastação do meio ambiente. Chico passou a sofrer ameaças de morte e a ser perseguido. Foi morto em 22 de dezembro de 1988.

   Outra pessoa que merece ser lembrada é a missionária Dorothy Stang, que morreu no Estado do Pará, em 2005, aos 73 anos de idade. Ela foi morta a tiros em uma emboscada. A motivação do crime provavelmente foi o trabalho de Dorothy, que era dedicado a denunciar crimes ambientais e incentivar o desenvolvimento sustentável.

    Apesar da morte de várias pessoas que lutam em prol de nossas florestas e do meio ambiente como um todo, não podemos deixar que essa luta acabe. Devemos denunciar irregularidades e cobrar medidas mais severas para aqueles que desrespeitam as leis ambientais.


Fonte: Brasil Escola


17/07/2018
08:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp