Paraná registra mais de 3 mil casos de intoxicação

Notícias

Paraná registra mais de 3 mil casos de intoxicação

"O Paraná desponta no número de pessoas intoxicadas por agrotóxicos, com 3.723 casos entre 2007 e 2014.


Estadual


   Todos os estados brasileiros têm casos registrados e, durante o período estudado, foram 25 mil pessoas envenenadas, o equivalente a oito por dia. Os dados são subnotificados e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estima que para cada notificação haja outros 50 casos não notificados.

   Entre 2007 e 2014, também foram registradas 1.186 mortes por intoxicação em todo o país. Sendo que 52% do agrotóxico vendido no Brasil é para soja. O Estado brasileiro alia os interesses dos grandes proprietários rurais com os interesses das empresas transnacionais que vendem o agrotóxico.

   A procuradora do trabalho Margaret Matos destaca que os trabalhadores são mais prejudicados e não há dados de intoxicação apenas de quem trabalha diretamente com aplicação de agrotóxicos. A procuradora lembra também que não existe equipamento de proteção individual que possa tornar segura a utilização do veneno. De acordo com ela o trabalhador pode usar roupa de astronauta que vai se contaminar. Por isso o correto é reduzir o máximo possível o uso de agrotóxico.


Fonte: Brasil de Fato.


16/07/2018
09:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp