PARANÁ COMPLETA MAIS UMA SEMANA SEM NOVOS CASOS DE SARAMPO

Notícias

PARANÁ COMPLETA MAIS UMA SEMANA SEM NOVOS CASOS DE SARAMPO

A indicação é que as secretarias municipais de saúde realizem atividades de vacinação em locais amplos e arejados, sempre evitando aglomerações.


Estadual


   A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou, na última sexta-feira, mais um Informe Epidemiológico sobre o sarampo. Já são 63 dias sem novos casos da doença. Para que a situação de surto seja afastada, é preciso totalizar 90 dias sem ocorrências.

   O monitoramento do sarampo começou em agosto do ano passado, quando foi confirmado o primeiro caso, em Campina Grande do Sul, após 20 anos sem registros da doença no Estado. Até a última quarta-feira, quando foram fechados os dados do boletim, o Paraná somava 3.433 notificações para o sarampo; 1.536 são casos confirmados; 1.020 estão em investigação e 877 descartados para a doença. Os dois últimos casos confirmados foram registrados em 24 de abril, em Piraquara.

    O secretário Beto Preto reforçou que, com a possibilidade de sair da situação de surto em breve, a imunização contra a doença é ainda mais importante.

    Um ofício do Ministério da Saúde, enviado a todos estados, informa que o prazo da campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogado. Ela terminaria nesta terça-feira, mas prossegue até o dia 31 de agosto. Desta forma, a vacinação para pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos, segue em todo o Paraná

   A Secretaria da Saúde recomenda, de acordo com as orientações do Ministério, que a operacionalização da vacinação nos municípios siga medidas de proteção para se evitar o risco do contágio da Covid-19. A indicação é que as secretarias municipais de saúde realizem atividades de vacinação em locais amplos e arejados, sempre evitando aglomerações.

    Além da campanha, a imunização contra o sarampo é aplicada na rotina da imunização, de acordo com o calendário nacional de vacinação. A Secretaria da Saúde recomenda que os pais fiquem atentos às datas na caderneta de vacinação dos filhos para o recebimento das doses no período correto. Outros detalhes podem ser conferidos em saude.pr.gov.br.

 

Fonte AEN


30/06/2020
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp