PARANÁ PODE COLHER 40 MILHÕES E 900 MIL TONELADAS DE GRÃOS

Notícias

PARANÁ PODE COLHER 40 MILHÕES E 900 MIL TONELADAS DE GRÃOS

Mesmo num quadro de dificuldades, o relatório mensal sinaliza uma safra boa no Paraná.


Estadual


   O Paraná deve colher 40 milhões e 900 mil toneladas de grãos na safra 2019/2020, volume 13% maior do que o produzido na safra passada, e 0,5% maior do que a estimativa divulgada no relatório anterior.

   A estimativa é do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgada na ultima semana no relatório mensal da safra de grãos. A área cultivada é de praticamente 10 milhões de hectares.

   O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembra que o número total estimado pelo Deral está muito próximo do recorde histórico do Paraná, com reavaliação positiva por conta do desempenho do milho e dos efeitos da estiagem.

   Além disso, o Paraná teve um reajuste positivo na área de trigo, o que leva a estimativa de produção para 3 milhões e 700 mil toneladas, 72% a mais que a safra 2018/2019. Com relação às demais culturas, o relatório do Deral consolida a perda de qualidade e produção de feijão da segunda safra devido à estiagem e às altas temperaturas. Mas a colheita evoluiu bem e está praticamente encerrada. Mesmo num quadro de dificuldades, o relatório mensal sinaliza uma safra boa no Paraná.

   O destaque deste mês com relação à soja paranaense, que somou o volume recorde de 20 milhões e 700 mil toneladas, é o avanço da comercialização, que atingiu 88% - aproximadamente 18 milhões de toneladas, enquanto que no ano passado 63% da safra estava comercializada nesse período.

   A segunda safra, que já está encerrada, tem uma produção de 87 mil toneladas em uma área de 39 mil hectares. Este ano marca o retorno da segunda safra de soja ao Estado do Paraná. Para o próximo ano, a tendência é de crescimento para essa produção. Mais detalhes estão do relatório mensal da safra de grãos, que está disponível na página agricultura.pr.gov.br.

 

FONTE AEN


29/06/2020
08:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp