SAÚDE ALERTA PARA CIRCULAÇÃO DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA NO ESTADO

Notícias

SAÚDE ALERTA PARA CIRCULAÇÃO DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA NO ESTADO

O ciclo não registrou casos em humanos.


Estadual


   O período sazonal 2019-2020 da febre amarela termina nesta semana. O boletim divulgado na quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde confirma 299 mortes de macacos contaminados pelo vírus no Estado. O monitoramento contabiliza dados desde 1º de julho do ano passado.

   O ciclo não registrou casos em humanos. Foram 123 notificações, mas 110 foram descartadas e 13 seguem em investigação. Mas, a secretaria alerta para a circulação do vírus.

    Em relação ao boletim divulgado anteriormente, em 10 de junho, a publicação desta quarta registra uma nova morte de macaco pela doença confirmada, no município de Mallet, na região Centro-Sul.

    De acordo com o secretário da Saúde do Paraná Beto Preto, há uma redução quase total das ocorrências de mortes de macacos contaminados pelo vírus e nenhum caso em humanos. Mas, se ainda existe a morte de um animal por conta da doença, significa que o vírus está circulando no Estado. Por isso, é importante reforçar a importância da vacinação contra a febre amarela.

    Neste período sazonal, além de 299 mortes de macacos confirmadas no Paraná, 75 seguem em investigação, 91 foram descartadas para a febre amarela e outras 435 mortes de macacos foram por causas indeterminadas.

    Segundo orientação do Ministério da Saúde, desde 2018 todos os municípios do Estado passaram a ser área de recomendação vacinal contra a febre amarela. No período de 2018-2019 o Paraná registrou 487 notificações, 17 casos confirmados e uma morte causada pela doença no município de Morretes.

    A vacina está disponível em todos os municípios e a orientação é para que as pessoas busquem informação junto às secretarias municipais sobre os locais indicados neste momento para aplicação a dose. A imunização contra a febre amarela é prevista para a faixa etária entre 9 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias.

Fonte AEN


26/06/2020
08:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp