PARCERIA COM EMPRESAS DE TRANSPORTE AGILIZA EXAMES NO PARANÁ.

Notícias

PARCERIA COM EMPRESAS DE TRANSPORTE AGILIZA EXAMES NO PARANÁ.

O resultado para a presença ou não do vírus sai em até 48 horas.


Estadual


   A parceria logística entre o Governo do Estado, Rodopar, Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Paraná, e a Fepasc, Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, já permitiu o transporte de 17 mil exames da Covid-19. São amostras de testes do tipo RT-PCR para verificação da presença do coronavírus.

   Além disso, o acordo possibilitou, também, o envio para cidades do Interior de aproximadamente 120 mil insumos que permitem a realização dos testes. Os números foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde, durante encontro do governador Carlos Massa Ratinho Junior com dirigentes das entidades. A reunião aconteceu por videoconferência na última terça-feira. Segundo Ratinho Junior, essa logística permite ao Paraná ser, proporcionalmente, o Estado que mais testa no País.

   O secretário da Saúde Beto Preto explicou que as empresas de ônibus recolhem as amostras nas Regionais de Saúde e transportam até Curitiba, para serem analisadas no Lacen, o Laboratório Central do Estado, ou no IBMP, Instituto de Biologia Molecular do Paraná.

   O resultado para a presença ou não do vírus sai em até 48 horas. Na volta, as empresas transportam para o Interior os produtos que garantem a realização dos testes. Ainda segundo o secretário, apenas Paranaguá, Curitiba e região, Ponta Grossa e Irati possuem um mecanismo próprio de transporte. O restante dos postos depende dos ônibus, vans, caminhões e outros veículos disponibilizados pelas entidades.

    Os itinerários são os mesmos que as 47 empresas fazem no transporte de pessoas, cobrindo os 399 municípios do Paraná. Antes desta parceria, toda a logística era realizada via transporte aéreo, com os aviões cedidos pelo Governo do Estado.

 

Fonte: AEN PR.


26/06/2020
08:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp