SENADO APROVA O ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES.

Notícias

SENADO APROVA O ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES.

As mudanças no calendário eleitoral foram propostas por causa da pandemia do coronavírus.


Brasil


   Senado aprovou nesta terça-feira, 23, o adiamento das eleições municipais para 15 de novembro - data de votação no primeiro turno - e 29 de novembro -, caso as disputas sejam definidas numa segunda etapa.

    As mudanças no calendário eleitoral foram propostas por causa da pandemia do coronavírus.  A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada em dois turnos de votação, com um placar de 64 a 7.

    A proposta segue agora para a Câmara, onde há uma resistência maior à medida. Atualmente, a disputa está marcada para 4 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno). Ou seja, se a PEC for aprovada, o primeiro turno da eleição vai ser adiado por 42 dias.

   A proposta aprovada ontem autoriza o TSE a adiar as eleições por um período ainda maior em municípios com alto grau de disseminação da covid-19, se houver necessidade.

   O argumento é evitar a aglomeração de pessoas em locais com índices preocupantes de avanço da doença. A nova data, porém, deverá ser definida ainda em 2020. O Congresso poderá aprovar uma resolução marcando uma nova data, também neste ano, para municípios de uma mesma região ou Estado.

Fonte: Bem Paraná.

 

 

 


25/06/2020
08:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp