Projetos aprovados ou em ainda em discussão no congresso ameaçam implodir contas do governo federal

Notícias

Projetos aprovados ou em ainda em discussão no congresso ameaçam implodir contas do governo federal

"Caso todos os projetos sejam aprovados e entrem em vigor, a estimativa de impacto fiscal é de mais de R$ 100 bilhões para os próximos anos.


Variedades


   Em meio a uma das maiores crises fiscais que o país já enfrentou, o Congresso aprovou na semana que passou uma série de projetos que agradam a parlamentares e aliados, mas oneram os cofres da União. São medidas que aumentam os gastos públicos e reduzem a arrecadação ao perdoar dívidas e multas, e conceder benefícios tributários a diversos setores.

   A maioria dos projetos já aprovados ou que estão em debate com chances de aprovação agrava ainda mais a dívida bruta do governo geral, que já está em 77% do Produto Interno Bruto (PIB), o maior percentual da série histórica. 

   A dívida bruta do governo é um dos principais indicadores para avaliação de solvência por agências de risco, ou seja, para analisar a capacidade que o governo tem de cumprir seus compromissos.

   Hoje para custeio básico da máquina pública, como água, telefone, energia e aluguel de imóveis, o governo gasta cerca de R$ 45 bilhões por ano. Mais de 90% dos gastos da União são obrigatórios, entre estes gastos estão folha de pagamento do funcionalismo e da Previdência. Somente o que sobra vai para investimentos, políticas públicas e programas sociais.

 

Fonte: Gazeta do Povo


14/07/2018
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp