PANDEMIA IMPÕE NOVOS DESAFIOS AO PLANEJAMENTO DAS CIDADES.

Notícias

PANDEMIA IMPÕE NOVOS DESAFIOS AO PLANEJAMENTO DAS CIDADES.

Entre esses temas estão o melhor aproveitamento dos espaços públicos.


Brasil


   A pandemia do coronavírus ressaltou a importância de diversas questões no planejamento das cidades, algumas em desenvolvimento e outras que vinham ganhando relevância.

   Entre esses temas estão o melhor aproveitamento dos espaços públicos, a mobilidade urbana, as condições sanitárias, a habitação, os cuidados com o meio ambiente e a implantação de soluções para estimular a geração de renda.

   “O planejamento urbano terá de enfrentar os desafios impostos pela pandemia. As cidades deverão ser mais solidárias, mais humanizadas, mais resilientes e, ao mesmo tempo, valorizar e usar as tecnologias com mais amplitude”, diz a arquiteta e urbanista, Maria Inês Terbeck, analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

    A boa notícia para os gestores e técnicos municipais é que o Paranacidade já utiliza esses conceitos na análise dos projetos encaminhados pelas prefeituras para a obtenção de recursos do Tesouro do Estado ou de empréstimos pelo Sistema de Financiamento aos Municípios do Estado do Paraná (SFM).

   A arquiteta e urbanista, Maria Inês, afirma que o Paranacidade tem o conhecimento e a capacidade técnica para orientar as prefeituras nesses novos tempos, ou nova visão de cidade, seja por meio da revisão dos seus Planos Diretores Municipais (PDM), Planos de Mobilidade Urbana (PMU), análise de projetos ou para a redefinição de prioridades.

Fonte: AEN Paraná.


19/06/2020
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp