PESCA ESTÁ LIBERADA NAS REPRESAS E LAGOS DO PARANÁ

Notícias

PESCA ESTÁ LIBERADA NAS REPRESAS E LAGOS DO PARANÁ

Nova Portaria do Instituto Água e Terra autorizou a pesca amadora nos lagos e represas do Estado.


Estadual


   O dispositivo publicado mantém a restrição nos rios afetados pela falta de chuva. Fiscais do Instituto Água e Terra, da Polícia Ambiental, Civil e Militar continuam fiscalizando para garantir que não ocorra o descumprimento da Portaria.

   Rasca Rodrigues, diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, afirmou que enquanto durar a crise hídrica no Estado o Instituto trabalha para proteger as espécies de peixes, em especial as existentes nas bacias dos rios Ivaí, Piquiri, Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Falso e Verdadeiro, Jordão e todos os afluentes diretos.

    De acordo com Taciano Cesar Freire Maranhão, engenheiro de pesca e gerente regional de Bacia Hidrográfica Regional do IAT em Toledo, o objetivo da nova Portaria é esclarecer as dúvidas de pescadores com relação aos ambientes onde a pesca é permitida e reforçar a proibição em águas continentais.

    Maranhão ressalta que o pescador amador ou profissional precisa estar atento à Instrução Normativa do Ibama 26/2009 combinada com a Portaria do IAT 157/2020, para não incorrer em infração. Os pescadores que desrespeitarem as regras estão sujeitos às penalidades previstas em lei federal e demais dispositivos que regulam a atividade pesqueira.

   A multa varia de 700 reais por pescador e mais 20 por quilo ou unidade de peixe pescado, e apreensão dos equipamentos.

 

Fonte AEN


17/06/2020
08:22
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp