Cada paranaense consome 7,5 litros de agrotóxico por ano

Notícias

Cada paranaense consome 7,5 litros de agrotóxico por ano

"Estado também apresenta altos índices de intoxicação, com mais de três mil casos.


Estadual


   O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e os paranaenses ingerem em média 7,5 litros por pessoa a cada ano. O Paraná fica entre a segunda e terceira colocação nacional de estados que mais consomem agrotóxicos, revezando com São Paulo.

   A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Margaret Matos de Carvalho, participou do Fórum Estadual Contra o Uso dos Agrotóxicos, responsável por promover o Seminário Internacional Viva Sem Veneno. O evento foi realizado em Curitiba, entre os dias 13 e 15 de março, e reuniu especialistas de diferentes áreas para debater os impactos dos agrotóxicos e alternativas, como a agroecologia.

   Comparando o uso de agrotóxicos no Brasil e na União Europeia, os países europeus usam entre 0 a 2 kg de agrotóxicos por hectare na agricultura, enquanto no Brasil a média é de 8,33 kg de veneno por hectare, podendo chegar a 19 kg em lugares como Mato Grosso. O Brasil consome 20% de todo o agrotóxico vendido no mundo e teve um aumento exponencial nos últimos 15 anos, aumentando em 135% o consumo de venenos na agricultura, e passando a 500 mil toneladas em 2014.

   Agrotóxicos usados no Brasil são proibidos na União Europeia. Em território brasileiro, o glifosato é o ingrediente mais vendido e comprovadamente gera mortes precoces e desenvolvimento de tumor em outros animais.

 

 

Fonte: Brasil de Fato


14/07/2018
08:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp