COPEL INVESTE R$ 20 MILHÕES NA MODERNIZAÇÃO DE CENTRO DE OPERAÇÃO.

Notícias

COPEL INVESTE R$ 20 MILHÕES NA MODERNIZAÇÃO DE CENTRO DE OPERAÇÃO.

O novo sistema deve estar pronto para uso em janeiro de 2022.


Estadual


   A Copel iniciou o projeto de modernização do sistema usado no COGT, Centro de Operação de Geração e Transmissão, para comandar de forma remota e centralizada as usinas, subestações e linhas de transmissão de energia da Companhia.

   O COGT está localizado no bairro Bigorrilho, em Curitiba, e funciona desde outubro de 2013 nas atuais instalações. O diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol, destacou a importância dessa atualização tecnológica. Segundo ele, serão investidos 20 milhões e 700 mil reais no projeto para aumentar a confiabilidade da operação e garantir as condições necessárias à expansão do parque gerador de energia elétrica e da rede de transmissão nos próximos anos.

   O novo sistema deve estar pronto para uso em janeiro de 2022. Até o momento, para operar à distância as instalações de geração e transmissão, a Copel conta com sistemas de diferentes fabricantes que foram implantados no passado, sendo usados simultaneamente pelos profissionais que compõem a equipe do COGT.

   O diretor de Operação e Manutenção da Copel GT, Thadeu Carneiro da Silva, ressaltou que, com a modernização, o novo sistema de supervisão e controle vai traduzir a linguagem dessas diferentes plataformas de operação e integrá-las. Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br.

 

Fonte: AEN PR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


08/06/2020
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp