PROTEÇÃO DE NASCENTES AJUDA ÁREA RURAL DO PARANÁ A ENFRENTAR A SECA

Notícias

PROTEÇÃO DE NASCENTES AJUDA ÁREA RURAL DO PARANÁ A ENFRENTAR A SECA

A proteção das nascentes nas áreas rurais do Paraná ajuda a garantir água nas propriedades, mesmo em período de seca


Estadual


   O trabalho é realizado, há mais de 20 anos, pelos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater, IDR-Paraná, em parceria com produtores e prefeituras. Desde o ano passado, o projeto vem cadastrando as nascentes protegidas, que já somam 2.562 em todo o Estado. A meta é dobrar esse número nos próximos três anos.

   Benno Doetzer, coordenador da área de Sustentabilidade do IDR-Paraná, informou que a ação tem um papel importante para a segurança hídrica na área rural, para garantir ao produtor água em quantidade suficiente e qualidade para o uso doméstico e na produção agropecuária.

   Há anos que o trabalho de proteção das fontes é realizado, mas foi a partir da implantação do projeto de Geoprocessamento do IDR-Paraná que os extensionistas passaram a ter mais informações sobre as nascentes, como a localização, volume e a qualidade da água captada, número de pessoas atendidas e a vazão de cada uma das fontes.

    No Oeste do Paraná, a redução do volume de chuvas chegou a 70% da média histórica nos meses de março e abril. É justamente nesta região que se concentra o maior número de nascentes protegidas pelos extensionistas - 865 no total.

    Antes de iniciar a proteção de uma fonte os extensionistas do IDR-Paraná avaliam a área onde ela está localizada. É feito um diagnóstico da nascente e do entorno. Depois, os extensionistas orientam as famílias quanto aos procedimentos e materiais necessários para a proteção.

    O cuidado das nascentes é uma prática que precisa estar aliada à conservação de solos, adoção de boas práticas de produção agrícola e recomposição de mata ciliar. Geralmente é necessária uma intervenção para proteger essas nascentes, com o plantio de árvores nativas, construção de cercas e curvas de nível para diminuir o assoreamento e aumentar a infiltração de águas de chuva, fazendo, assim, que esta água possa ser utilizada pelos produtores, possibilitando a permanência na área rural.

 

Fonte AEN

 


06/06/2020
08:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp