GOVERNO DO PARANÁ USA TECNOLOGIA CONSCIENTIZAR SOBRE USO RACIONAL DA ÁGUA

Notícias

GOVERNO DO PARANÁ USA TECNOLOGIA CONSCIENTIZAR SOBRE USO RACIONAL DA ÁGUA

De acordo com o Simepar, o Estado atravessa a estiagem mais severa dos últimos 50 anos.


Estadual


   O Governo do Estado aposta na tecnologia para ajudar na conscientização da população em relação à importância da economia de água. Iniciativas vêm sendo tomadas por parte do poder público para ajudar a superar a grave estiagem pela qual o Paraná passa. Como forma de ampliar a divulgação das orientações, A Coordenação Estadual de Defesa Civil e a Sanepar estão enviando mensagens de texto para o celular das pessoas com alertas sobre falta d´água, orientações e dicas de uso racional.

   De acordo com o Simepar, o Estado atravessa a estiagem mais severa dos últimos 50 anos. Região Metropolitana de Curitiba, Norte Pioneiro, Oeste e o Noroeste são as mais atingidas pela falta de chuva.

   A Defesa Civil Estadual aumentou os serviços oferecidos aos paranaenses para ajudar na conscientização. Além dos avisos climáticos, o órgão passou a encaminhar por SMS dicas de como economizar e também de reuso da água.

Segundo o órgão, os informes são disparados semanalmente para a base de cerca de 500 mil pessoas cadastradas.

   Para receber os avisos basta enviar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. A Defesa Civil responde à mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população.

   A Sanepar, por sua vez, encaminha mensagens de texto com avisos de falta d´água, de normalização da distribuição e outras orientações aos clientes que cadastraram o telefone e autorizaram o envio das mensagens.

  A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no aplicativo Sanepar Mobile ou no site sanepar.com.br. Atualmente cerca de dois milhões de clientes já estão cadastrados para receber avisos via telefone celular.

   A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus.

   A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

Fonte AEN


02/06/2020
08:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp