12 de Julho - Dia do Engenheiro Florestal

Notícias

12 de Julho - Dia do Engenheiro Florestal

"Comemoramos hoje, dia 12 de julho o Dia do Engenheiro Florestal!


Variedades


   Este profissional que é responsável por avaliar as florestas e projetar estratégias de uso sustentável e preservação do ecossistema como um todo.

   Segundo o CREA, são atribuições de um Engenheiro Florestal:

  “construções para fins florestais e suas instalações complementares; silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

   Devido à ampla área florestal que o Brasil tem e mediante as necessidades e prospecções de preservação e de produção, o papel desse profissional é extremamente importante.

   Durante sua formação um Engenheiro Florestal adquire conhecimento não só a respeito dos recursos naturais, mas também acerca das ciências biológicas, exatas e humanas. Dentre as matérias essenciais para sua formação estão: ecossistemas florestais, solos e nutrição de plantas, geoprocessamento, gestão de recursos naturais renováveis, política e legislação florestal, proteção florestal, entre várias outras.

   O curso de Engenharia Florestal é relativamente recente. O Presidente da República Juscelino Kubitschek autorizou a criação do primeiro curso exclusivamente,  no Brasil em 1960 a Escola Nacional de Florestas, situada na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa – MG, e posteriormente transferida para a Universidade Federal do Paraná. 

 


12/07/2018
08:22
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp