PRODUTORES PODEM APRESENTAR PROPOSTAS PARA O TRATOR SOLIDÁRIO

Notícias

PRODUTORES PODEM APRESENTAR PROPOSTAS PARA O TRATOR SOLIDÁRIO

"O programa é destinado a pequenos produtores que têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf ativa e que, portanto, obedecem todas as exigências federais para ser considerado agricultor familiar


Estadual


Os agricultores familiares interessados na aquisição de máquinas, implementos e equipamentos consignados ao programa Trator Solidário já podem apresentar pré-propostas. Os financiamentos seguem regras estabelecidas para a linha Pronaf Mais Alimentos, que tem limites, prazo de carência e taxa de juros autorizados pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil.

O programa é destinado a pequenos produtores que têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf ativa e que, portanto, obedecem todas as exigências federais para ser considerado agricultor familiar. Ele é administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e operacionalizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater, Fomento Paraná, agentes financeiros oficiais, cooperativas de crédito e fabricantes de equipamentos, implementos e tratores.

De acordo com o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, esse é um programa social, que traz eficiência no campo e baixo nível de inadimplência.

Os equipamentos têm preço em torno de 15% menor que o de mercado. Para se pré-qualificar ao programa, o interessado precisa ir ao escritório do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná mais próximo. Após análise da documentação, as pré-propostas serão acatadas de acordo com o limite de recursos disponíveis para investimento na safra 2019/20.

O agricultor familiar beneficiário do Trator Solidário conta também com a opção de aderir ao Sistema de Equivalência em Produto, um mecanismo amparado por recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, da Fomento Paraná. Dessa forma, cada parcela equivale a uma quantidade fixa de milho.

Caso o preço médio de mercado do produto fique abaixo do estipulado na data da contratação da operação, o Estado garante o pagamento da diferença.

Neste ano o programa também conta com o Sistema de Acompanhamento do Programa Trator Solidário, criado em parceria com a Celepar. Ele facilita a elaboração de pré-propostas e a análise, garantindo mais eficiência no processo de contratação. Mais informações podem ser obtidas no site da Emater o emater.pr.gov.br

 

Fonte AEN


23/05/2020
08:22
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp