MAIS DE 90% DAS EMPRESAS DO PARANÁ TIVERAM PERDAS COM A COVID-19 E 14% DEMITIRAM

Notícias

MAIS DE 90% DAS EMPRESAS DO PARANÁ TIVERAM PERDAS COM A COVID-19 E 14% DEMITIRAM

"É o que mostra pesquisa realizada pelo Sebrae, com parceria da Fundação Getúlio Vargas


Brasil


   Mais de 90% dos micro e pequenos negócios paranaenses registraram queda de faturamento com a crise do novo coronavírus. É o que mostra pesquisa realizada pelo Sebrae, com parceria da Fundação Getúlio Vargas, que ouviu 10.384 microempreendedores individuais (MEI) e donos de micro e pequenas empresas de todo o País. No Paraná, foram ouvidos 681 empresários.

    A crise causada pela pandemia do coronavírus ocasionou uma perda de faturamento para 90,2% de micro e pequenos negócios paranaenses, média maior que a nacional, de 88,7%. O prejuízo mensal médio para esses empresários foi de 64,6%. Apenas 0,8% dos negócios apresentaram crescimento do faturamento.

    Por conta desses impactos, 43,5% dos pequenos negócios do Estado tiveram que interromper suas atividades temporariamente e 2,2% das empresas fecharam as portas. Além disso, 44,8% dos negócios tiveram que modificar sua maneira de atuar para continuar funcionando.

    A pesquisa também apontou que 13,8% dos empresários tiveram de demitir neste período — 49,2% não trabalham com empregados e 37% ainda não demitiram.

    A pesquisa revelou que as medidas de isolamento recomendadas pelas autoridades de saúde atingiram a quase totalidade dos pequenos negócios: 44% interromperam a operação, pois dependem do funcionamento presencial. Outros 32% mantêm funcionamento com auxílio de ferramentas digitais e 12% mantêm funcionamento, apesar de não contar com estrutura de tecnologia digital.

 

Fonte AEN


22/05/2020
08:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp