Adultos devem estar em dia com quatro vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde

Notícias

Adultos devem estar em dia com quatro vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde

"Na fase adulta, a vacinação também é responsável pela prevenção de doenças graves."


Saúde


   Embora as campanhas do Ministério da Saúde tenham grande destaque para a vacinação de crianças e idosos, os adultos de 20 a 59 anos devem estar atentos à recomendação de quatro vacinas: “Hepatite B”, “Febre Amarela”, “Tríplice Viral” e “Dupla Adulto”.

   É importante destacar que a orientação de um profissional de saúde é fundamental já que, em alguns casos, a vacinação não é indicada, como pessoas com histórico de reação alérgica grave. A carteira de vacinação é um importante documento que deve ser bem cuidado e apresentado na unidade de saúde.

   Dentre as doenças contagiosas, o sarampo é a grande preocupação do momento já que o Brasil voltou a registrar casos da doença que havia sido eliminada do país na década de 90. A baixa procura por vacinas disponíveis nas unidades de saúde é apontada como motivo para este retorno da doença. O sarampo é uma doença, infecciosa, grave, transmissível e extremamente contagiosa, mais comum em crianças. A vacina Tríplice Viral é considerada pelo Ministério da Saúde como a única medida de prevenção eficaz contra o sarampo.

   A exemplo do sarampo, há várias doenças que são transmitidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso é importante lembrar que nada substitui a vacinação, mas manter hábitos de higiene também ajuda muito na prevenção.

 

 

Fonte: Bem Paraná 


11/07/2018
09:34