OPERAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ AUMENTAM EM 41%

Notícias

OPERAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ AUMENTAM EM 41%


Estadual


   As operações de repressão qualificada da Polícia Civil do Paraná cresceram 41% nos primeiros quatro meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 93 ações deste tipo, mesmo número de todo o ano de 2018. Já no ano passado inteiro foram 66 ações, sendo 27 no primeiro quadrimestre. Ou seja, o crescimento em 2020 foi de 244% no período.

   O secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, afirma que a orientação do governo estadual é pelo reforço no combate à criminalidade, em todas as modalidades. Segundo ele, além do importante acréscimo nas operações da Polícia Civil, a Polícia Militar também está cada vez mais atuante, e a Polícia Científica assegura apoio necessário às ações policiais.

   O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, acredita que o bom resultado se deve à manutenção da política estratégica de segurança, mesmo em meio à pandemia do coronavírus.

   Operações de repressão qualificada são as que envolvem técnicas especializadas, intenso trabalho de investigação e, normalmente, geram vários mandados de prisão. São ações que têm como foco principal a desestruturação e desarticulação de organizações criminosas. No primeiro quadrimestre deste ano, foram presas 252 pessoas nessas ações.

   Boa parte das operações da Polícia Civil não tem a classificação de “repressão qualificada”, já que nem todas demandam grau elevado de especialização, maior tempo de investigação e utilização de técnicas avançadas. Portanto, o número de operações gerais é superior.

 

Fonte: AEN 


11/05/2020
08:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp