Secretaria municipal de saúde intensifica vacinação contra HPV e Meningite C

Notícias

Secretaria municipal de saúde intensifica vacinação contra HPV e Meningite C

"A vacina contra HPV protege contra dois tipos de vírus."


Local


   

   Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, os municípios vão intensificar a vacinação contra HPV e Meningite “C”. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de adolescentes e com isso aumentar a cobertura vacinal. “A vacina HPV é oferecida para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. Já a imunização para Meningite C, abrange crianças menores de 1 ano que recebem duas doses e mais o reforço com um ano de idade e adolescentes de 11 a 14 anos”, destaca a Enfermeira Patrícia Massuqueto.

 

 

 

   A vacinação está sendo oferecida em todas as Unidades de Saúde e para receber a dose basta comparecer com a caderneta de vacinação e um documento pessoal. A vacina contra ao HPV ajuda a prevenir o câncer do colo do útero, anal, de vulva e de boca. Estima-se que entre 25% a 50% da população feminina e de 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV. 

 

 

 

Carteira de vacina

 

   Todos os alunos de escolas públicas e particulares, que ingressam a  educação infantil, ensino fundamental e média, devem entregar o documento atualizado de acordo com o calendário de vacinação da criança e do adolescente, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A lei garante a imunização, principalmente dos menores que precisam ser levados pelos responsáveis para serem vacinados. 

 

 

 

   “A carteira de vacinação é um documento oficial, que deve estar em dia e transmite a certeza da saúde plena ofertada pelo Sistema Único de Saúde. A vacina é comprovadamente eficaz e essa exigência é uma das formas do Paraná estar livre da reinserção de muitas doenças”, afirmou a enfermeira.

 


Da redação: Luís Otavio Trautmann  (com informações da SECOM Prefeitura de  Laranjeiras do Sul).


10/07/2018
08:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp