Seca é maior desastre ambiental do País e ocorre em todo o território, segundo IBGE

Notícias

Seca é maior desastre ambiental do País e ocorre em todo o território, segundo IBGE

"A seca é o maior desastre ambiental do Brasil.


Brasil


   E, diferentemente do que se costuma imaginar, os episódios de escassez de chuvas não estão restritos aos municípios do Nordeste; pelo contrário, são bem distribuídos por todo o país, segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

   De acordo com os dados da pesquisa, entre 2013 e 2017, praticamente a metade dos 5.570 municípios brasileiros registraram algum episódio de seca. A maior parte deles se concentra no Nordeste, mas há municípios enfrentando escassez de chuvas em todas as regiões, ate mesmo no sul do Brasil.

   De uma forma geral os desastres ambientais avaliados nas pesquisas (além da seca, enchentes, erosão e deslizamentos) estão bem distribuídos pelo país. Embora a seca seja o problema mais comum, 31% dos municípios registraram casos de alagamentos, 27,2% de enxurradas, 19,6% de erosão e 15% de deslizamentos.

   A pesquisa revela, no entanto, que a grande maioria dos municípios brasileiros (59,0%) não apresenta nenhum instrumento voltado à prevenção de desastres naturais e apenas 14,7% tinham um plano específico de contingência e/ou prevenção à seca.

 

 

Fonte: Massa News/Estadão Conteúdo 


09/07/2018
08:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp