Desde o início da pandemia, a Copel tem adotado medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Grande parte dos trabalhos administrativos está sendo feita em home office, mas os profissionais de linha de frente continuam em campo, incluindo os leituristas, que garantem a medição do valor correto da fatura.
Nos imóveis onde o medidor de energia elétrica está do lado de fora, de fácil acesso, a leitura está sendo feita como sempre foi, pois o leiturista não precisa interagir com ninguém.
Porém, nos imóveis onde o medidor está instalado na área interna, o proprietário escolhe se permite ou não a entrada do leiturista. Se a entrada for liberada, os profissionais seguem todas as medidas de segurança, como distanciamento de outras pessoas e uso de álcool em gel.
Quando não for possível que o leiturista tenha acesso ao medidor, a cobrança será feita pela média do consumo do imóvel nos últimos 12 meses. Eventuais diferenças entre o consumo faturado e o realizado serão acertadas no mês seguinte, ou na próxima leitura realizada efetivamente.
O próprio consumidor também pode informar a leitura do medidor para a Copel, tomando o cuidado de fazê-lo entre 3 e 5 dias úteis antes da data prevista para a próxima leitura, informada na conta de luz.
O informe de leitura deve ser feito pelo aplicativo Copel Mobile, no site copel.com ou pelo 0800 51 00 116. Nestes canais, também é possível encontrar outras informações que o cliente precise.
Fonte AEN -