SUS SE PREPARA PARA RECEBER 'TRÊS EPIDEMIAS'

Notícias

SUS SE PREPARA PARA RECEBER 'TRÊS EPIDEMIAS'

"O Ministério da Saúde informa que já regularizou a distribuição de insumos necessários, como inseticidas, para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya


Saúde


   À espera de uma escalada ainda maior de casos do novo coronavírus, as autoridades de saúde ainda têm de se preocupar com registros de alta de doenças já conhecidas, como dengue e influenza.

   Epidemiologistas e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) afirmam que o País terá de enfrentar ao mesmo tempo "três epidemias" nos próximos meses. Autoridades também alertam para o provável pico simultâneo de casos de influenza, como H1N1, dengue e do novo coronavírus. "Teremos coronavírus, que é uma novidade, teremos influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos também o pico de dengue. Aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem focos de dengue e vacinem-se", disse na Quinta-feira passada o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

   O Ministério da Saúde informa que já regularizou a distribuição de insumos necessários, como inseticidas, para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. A pasta também fez a compra de kits de diagnóstico da dengue para todos os Estados.

   Além destas três enfermidades, o sistema de saúde enfrenta doenças como o sarampo, que já matou 4 pessoas neste ano, após 20 anos sem óbitos no Brasil. Até o começo de março foram notificados 4.971 suspeitas, sendo confirmados 909 casos. Há dez Estados com circulação ativa do vírus e São Paulo tem quase um terço dos pacientes. No caso, a vacinação é a única forma de evitar o contágio. As quatro mortes registradas foram de crianças de 5 a 18 meses.

 

Fonte: Bem Paraná.


01/04/2020
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp