Dia da criação do IBGE

Notícias

Dia da criação do IBGE

"O Dia da Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é comemorado em 6 de julho.


Variedades


   O IBGE é o responsável por retratar a imagem do Brasil, ou seja, fazer levantamentos sobre a demografia, pesquisas estatísticas sobre temas variados e garantir a recolha de informações sobre os indicadores geográficos do país.

   A data tem o objetivo de homenagear esta fundação pública de extrema importância para a organização e auxilio do desenvolvimento do Brasil.

   O dia 6 de julho faz referência ao lançamento do Decreto de lei nº 24.609, de 1934, que institui a criação do IBGE. Porém, oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística só surgiu em 29 de maio de 1936, com a regulamentação do Instituto Nacional de Estatística (INE).

   O grande incentivador para a criação do IBGE foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas.

   O atual formato do IBGE só se configurou a partir do Decreto Lei nº 218, de 26 de janeiro de 1938, com a integração do INE ao Conselho Brasileiro de Geografia (CBG).

   Entre as principais atribuições de responsabilidade do IBGE, destaca-se a organização e aplicação dos censos demográficos.

   No Brasil, o censo é realizado de 10 em 10 anos e avalia o perfil dos brasileiros, tanto a nível econômico, social e educacional.

 

Fonte: Calendarr


06/07/2018
09:37
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp