PANDEMIA TERÁ EFEITO CONTRACIONISTA MUITO SIGNIFICATIVO NA ATIVIDADE GLOBAL.

Notícias

PANDEMIA TERÁ EFEITO CONTRACIONISTA MUITO SIGNIFICATIVO NA ATIVIDADE GLOBAL.

"Na semana passada o Copom reduziu a Selic (a taxa básica de juros) 4,25% para 3,75% ao ano.


Brasil


   Os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avaliaram, na ata do último encontro do colegiado, que as informações disponíveis já são suficientes para evidenciar que a pandemia do novo coronavírus terá "efeito contracionista extremamente significativo" sobre a atividade global. Na semana passada o Copom reduziu a Selic (a taxa básica de juros) 4,25% para 3,75% ao ano.

   "As medidas fiscais e monetárias adotadas pelas principais economias tendem a mitigar apenas uma pequena parcela desses efeitos. Para os países emergentes, o ambiente rapidamente se transformou de favorável para desafiador. Assim como em outras crises internacionais, o aumento de aversão ao risco e a consequente realocação de ativos estão provocando substancial aperto nas condições financeiras", completou o documento, divulgado nesta segunda-feira, 23.

   Assim como no comunicado da decisão na semana passada, o Copom afirmou que a economia brasileira seguia em trajetória de recuperação gradual e seguia o processo de fechamento do hiato do produto quando foi atingida pelos efeitos da pandemia de covid-19.

   "Os dados divulgados desde sua reunião anterior (do Copom) tiveram desempenho em linha com o esperado. Contudo, por ainda não refletirem os impactos da pandemia na economia brasileira, os mesmos teriam pouca relevância para a análise prospectiva", admitiu o colegiado. "No atual contexto da pandemia, o grau de ociosidade mensurado ficou defasado", completou a ata.

   Ao cortar a Selic, o Copom concluiu que a pandemia do novo coronavírus afeta a economia e os cenários de inflação no Brasil por meio de três canais de transmissão: oferta, custos de produção e demanda.

 

 Fonte: Bem Paraná.


25/03/2020
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp