SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA SOBRE CUIDADOS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS.

Notícias

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA SOBRE CUIDADOS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS.

"O Coronavírus é um subtipo de vírus respiratório, ou seja, ele é transmitido por vias aéreas


Local


   Casos suspeitos de Coronavírus registrados no Paraná alertam para cuidados de prevenção fundamentais à população. Mesmo sem nenhuma suspeita na região, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota com o objetivo de repassar orientações e dados epidemiológicos de Laranjeiras do Sul.

   O Coronavírus é um subtipo de vírus respiratório, ou seja, ele é transmitido por vias aéreas. Os cuidados são os mesmos para evitar meningite, H1N1 ou até mesmo a gripe comum.  O Coronavírus inicia como um quadro gripal, por isso, nesse momento é indicado evitar o contato com pessoas que estejam com doenças respiratórias ou com quadro de infecções respiratórias. Além disso, evitar aglomerações de público também é recomendável. São os mesmos cuidados que foram tomados durante o surto de H1N1.

   “Alguns vírus são altamente contagiosos, como o sarampo, enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas”, afirmou a enfermeira chefe do setor de Epidemiologia de Laranjeiras do Sul Patrícia Massuqueto. 

   O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Os sinais e sintomas são principalmente respiratórios semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto o coronavírus ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. 

 

 

 

 


17/03/2020
08:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp