MAIS DE 1.200 PESSOAS ESTÃO NA FILA DE ESPERA POR UM RIM NO PARANÁ.

Notícias

MAIS DE 1.200 PESSOAS ESTÃO NA FILA DE ESPERA POR UM RIM NO PARANÁ.

"O Paraná é o terceiro estado que mais realizou o procedimento no país


Estadual


   Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 23 mil pessoas esperam por um rim no Brasil. No último estudo, realizado pela entidade entre os meses de janeiro e setembro de 2019, foram contabilizados mais de 4,6 mil transplantes, sendo que o Paraná é o terceiro estado que mais realizou o procedimento no país, atrás de Minas Gerais e São Paulo.

   No total, 429 pessoas receberam o órgão. Mas, ainda não é o suficiente. Mais de 1.200 pessoas ainda estão na fila de espera no Paraná aguardando um rim para o transplante.

   A Central Estadual de Transplantes, mantida pelo Governo do Paraná, está localizada em Curitiba, mas há quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPO), na capital, Londrina, Maringá e Cascavel.

   Estes centros trabalham na orientação e capacitação das equipes distribuídas em 67 hospitais do Paraná, que mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

   Ao todo são cerca de 700 profissionais envolvidos, entre eles 23 equipes de transplante de órgãos, 25 centros transplantadores de córneas e três bancos de córneas em atividade – Londrina, Maringá e Cascavel.

 

 

 

 

 

Fonte: Bem Paraná e AEN-PR 


12/03/2020
08:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp