NO BRASIL, É MAIS PROVÁVEL PEGAR SARAMPO QUE O CORONAVÍRUS.

Notícias

NO BRASIL, É MAIS PROVÁVEL PEGAR SARAMPO QUE O CORONAVÍRUS.

"O sarampo, também causado por um vírus e transmitido quando alguém tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas


Saúde


   De um lado, o novo coronavírus, que se espalha rapidamente, e é transmitido mesmo por pacientes assintomáticos (sem sintomas) que, em menos de três meses, já contagiou mais de 113 mil pessoas em 110 países. Do outro, uma doença ‘velha conhecida’, o sarampo, também causado por um vírus e transmitido quando alguém tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Esses são dois dos maiores desafios para a Saúde do brasileiro em 2020.

   O que você talvez não saiba, no entanto, é que neste momento é até mais provável que alguém seja contaminado pelo vírus do sarampo do que pelo novo coronavírus (Covid-19). Explica-se: é que a primeira doença possui um índice de transmissibilidade muito maior, sendo cerca de quatro vezes mais contagioso do que o Covid-19.

   Uma pessoa infectada pelo coronavírus transmite a doença para outras duas ou três pessoas — é o chamado número reprodutivo, estimado entre 2 e 3,5 no caso da doença.

   Por outro lado, uma pessoa com sarampo, considerada a doença mais infecciosa entre as conhecidas pela humanidade, pode transmitir o vírus para outras treze pessoas.

   Outras doenças também têm capacidade de contágio bem maior que o coronavírus. A gripe, por exemplo, em média, atinge 10% da população desde um grau fraco até levar a complicações que causem a morte.

   Outras doenças de fácil contágio de pessoa para pessoa são a rubéola, catapora, caxumba, entre outras.

 

Fonte: Bem Paraná.


12/03/2020
08:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp