SISTEMA DE VIGILÂNCIA DO PARANÁ É DESTAQUE NO BRASIL.

Notícias

SISTEMA DE VIGILÂNCIA DO PARANÁ É DESTAQUE NO BRASIL.

“O Paraná tem uma rede muito organizada e capilarizada de monitoramento e vigilância da Influenza


Brasil


   O Ministério da Saúde reconhece o sistema de vigilância do Paraná para síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves como exemplo no país. A afirmação é do secretário de Vigilância em Saúde do MS, Wanderson Kleber de Oliveira, que destacou o trabalho realizado pela Secretaria da Saúde do Paraná durante recente coletiva de imprensa sobre o coronavírus.

   “O Paraná tem uma rede muito organizada e capilarizada de monitoramento e vigilância da Influenza. Outras regiões no País têm bons sistemas, mas o do Paraná é considerado hoje o melhor do Brasil”, disse ele.

    Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, este trabalho considerado modelo acontece com apoio do Ministério da Saúde e pactuação em Comissão Intergestores Bipartite (CIB), diante da participação dos municípios, nas definições de ações e metas de monitoramento e de análise laboratorial em todas as regiões do estado.

   “As unidades sentinelas observam e atestam a magnitude e a tendência da circulação viral indicando o caminho para as ações de Saúde Pública”, informou. A rede do Paraná funciona com 51 unidades sentinelas que atuam no registro, identificação e confirmação de casos suspeitos durante todo o ano.

 

 

 

 

Fonte: AEN-PR 


05/03/2020
08:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp