MAIS DA METADE DOS DIVÓRCIOS NO PARANÁ JÁ SÃO FEITOS EM CARTÓRIOS.

Notícias

MAIS DA METADE DOS DIVÓRCIOS NO PARANÁ JÁ SÃO FEITOS EM CARTÓRIOS.

“Os divórcios realizados diretamente em Cartórios de Notas já representam 58% das dissoluções de casamentos no Paraná.


Variedades


   Os dados constam da última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou um total de   15.374 divórcios no Estado, sendo que 8.963 deles foram realizados diretamente nos Tabelionatos brasileiros.

   O número, que cresce anualmente desde a edição da Lei Federal 11.441, que em 2007 permitiu a realização de separações e divórcios em Cartórios, totalizou em 2018 o recorde de dissoluções em Tabelionatos, registrando um aumento de mais de 1% em comparação aos 8.610 atos realizados em Cartórios de Notas em 2017, segundo informações da Central de dados do Colégio Notarial do Brasil (Censec).

   O Paraná ocupa a terceira colocação no ranking nacional dos Estados que mais realizam divórcios em Tabelionatos de Notas, apenas atrás dos Estados de Goiás, com 77,9% das dissoluções feitas em cartórios, e Rio Grande do Sul, com 66,8%. Mesmo com apenas 17% dos divórcios estaduais feitos em cartórios, São Paulo lidera o ranking no quesito de números absolutos, com 17.209 divórcios extrajudiciais concluídos em 2018.

   Segundo a presidente do CNB/PR, Monica Dalla Vecchia, o número de divórcios se mantém alto em razão “da velocidade do processamento dos divórcios pelos Cartórios de Notas, quando cumpridas as exigências impostas pela Lei 11.441/07, agregada à Emenda Constitucional 66/10, que supriu o requisito prévio de um ano de separação judicial ou, pelo menos, dois anos de separação de fato, acabando por incentivar os casais a tomarem a decisão de escolher optar pelo divórcio”, explica.

Fonte: Bem Paraná.


10/02/2020
08:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp