PARANÁ ESTUDA PARCERIA COM PROVÍNCIA POLONESA.

Notícias

PARANÁ ESTUDA PARCERIA COM PROVÍNCIA POLONESA.

"No novo termo, que já começou a ser traçado a partir das conversas que a comitiva fez durante a visita, a inclusão do setor agropecuário foi pedida pelos poloneses


Regional


   O Governo do Paraná deu início às negociações para a continuidade de um termo de cooperação técnica com a Província de Wiekopolska, na Polônia. O governador Carlos Massa Ratinho Junior encontrou-se com a comitiva de poloneses, liderada pelo vice-governador da região, Krzysztof Grabowski, para iniciar os contatos.

   “A colonização polonesa é muito forte aqui no Estado. Vamos estreitar esse relacionamento e ampliar as parcerias”, disse Ratinho Junior. Antes, o vice-governador Darci Piana já havia se reunido com a comitiva e delegou à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes a tarefa de identificar em que setores a parceria pode ser ampliada.

   Um termo foi assinado em 2010, renovado em 2015 e vence em outubro deste ano. Segundo Grabowski, o início da cooperação trouxe bons resultados com várias missões econômicas da Polônia visitando o Paraná e São Paulo. Com o decorrer do tempo, as relações ficaram menos intensas. “Agora queremos prolongar o acordo e intensificar os contatos”, afirmou.

   No novo termo, que já começou a ser traçado a partir das conversas que a comitiva fez durante a visita, a inclusão do setor agropecuário foi pedida pelos poloneses. Ela não constava do acordo inicial. Conhecer o trabalho que o Paraná faz nessa área foi o motivo da escolha do período do Show Rural, em Cascavel, para visitar o Estado.

   “Temos interesse em renovar o acordo e dar continuidade ao trabalho inicial, que foi próspero, e que possamos voltar a ter intercâmbio mais intenso”, reforçou Piana.


10/02/2020
08:46
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp