PARANÁ TEM 28 CENTROS PARA ATENDIMENTO AO PACIENTE COM CÂNCER

Notícias

PARANÁ TEM 28 CENTROS PARA ATENDIMENTO AO PACIENTE COM CÂNCER

"O câncer é considerado um problema de saúde pública, com tendência de crescimento nos próximos anos.


Saúde


   Na última terça-feira 4 de janeiro Dia Mundial do Câncer, A Secretaria de Estado da Saúde fez um alerta sobre a responsabilidade do Estado e de cada um na prevenção do câncer, que é considerado um problema de saúde pública, com tendência de crescimento nos próximos anos.

   O Paraná conta com uma rede formada por 28 estabelecimentos habilitados e em operação como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacons) e Centros de Assistência de Alta Complexidade (Cacons), que atuam oferecendo atendimento especializado e integral ao paciente com câncer. Todas essas unidades ofertam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

   A rede de saúde disponibiliza o atendimento inicial em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado, onde são feitas consultas e solicitação de exames para investigação diagnóstica do câncer. “Realizamos desde exames citopatológicos, de imagem e biópsias, providenciando os encaminhamentos necessários para os centros de referência”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

   “A meta do Governo do Estado é que o cuidado à saúde aconteça de forma regionalizada e em estabelecimentos habilitados e qualificados. No caso do câncer, os serviços abrangem diagnóstico, estadiamento e tratamento”, enfatiza o secretário.

Fonte AEN


07/02/2020
08:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp