Aplicativo permite que cidadão denuncie mau uso de dinheiro em obras com recursos federais.

Notícias

Aplicativo permite que cidadão denuncie mau uso de dinheiro em obras com recursos federais.

"Chamado SICONV Cidadão, a ferramenta está disponível para celulares com sistema iOS (da Apple) e Android (do Google).


Tecnologia


   Um aplicativo lançado pelo Ministério do Planejamento permitirá que cidadãos acompanhem a execução financeira de obras de sua cidade realizadas a partir de parcerias com o governo federal e apontem quais as necessidades locais e se há irregularidades.

   Após realizar o cadastro, o usuário do serviço indica sua localização e a cidade que quer monitorar. Ali, tem acesso a um mapa com as obras em diferentes áreas, incluindo cultura, educação, esporte e tecnologia. Em cada obra, é possível verificar orçamento previsto, quanto já foi executado e prazo de contrato.

   Também é possível denunciar irregularidades. As denúncias efetuadas no aplicativo serão direcionadas ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União.

   Também é possível cadastrar necessidades especificas de cada cidade. Para isso, é preciso informar de que área ela é, escolher em uma lista e informar a região onde a obra deve ser feita. Outra opção é navegar pela lista de reivindicações de outros usuários e dar apoio a elas.

   Cada usuário pode escolher um avatar e ganha pontos conforme interage com o serviço. Cada cidade tem um ranking dentro do próprio aplicativo.



Fonte: Folha Press / Bem Paraná 


02/07/2018
08:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp