ESTRESSE PODE DEIXAR OS CABELOS BRANCOS, MOSTRA ESTUDO.

Notícias

ESTRESSE PODE DEIXAR OS CABELOS BRANCOS, MOSTRA ESTUDO.

"O pesquisador brasileiro conta que não estudava o efeito do estresse no corpo quando fez a descoberta dos cabelos brancos


Entretenimento


   Ficar estressado pode deixar os cabelos brancos. A conclusão é de uma pesquisa de cientistas da Universidade de Harvard em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

   Por dois dias, ratos foram expostos em laboratórios a estresse intenso causado por dor aguda. "Cerca de quatro semanas depois, apareceram pelos brancos nos ratos", explica o pesquisador do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da FMRP-USP, Thiago Mattar Cunha.

   Isso acontece porque, segundo a descoberta dos cientistas, há ligação entre o sistema nervoso e as células-tronco do bulbo capilar, responsáveis pelo pigmento do cabelo.

   O pesquisador brasileiro conta que não estudava o efeito do estresse no corpo quando fez a descoberta dos cabelos brancos. Em 2018, passou um ano como professor visitante na Escola de Medicina de Harvard. Os resultados obtidos são importantes porque avançam na busca da Ciência em entender como o estresse afeta o funcionamento dos tecidos, órgãos e células importantes do corpo.

   O modelo desenvolvido na pesquisa, segundo Cunha, "será importante para se estudar a relação do estresse com doenças".

   O professor de Imunologia em Harvard, Isaac Chiu, um dos autores, explicou em nota que pouco se sabe sobre como o sistema nervoso regula as células-tronco, mas, "com este estudo, agora sabemos que os neurônios podem controlar as células-tronco e suas funções."

   Ainda durante o estudo, Cunha afirma que, ao raspar os pelos dos ratos, também foi observado manchas brancas na pele dos animais, indicando para uma relação entre o estresse e a pigmentação da pele.

 

 

 

Fonte: G1 


28/01/2020
08:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp