PARANÁ VIRA DESTAQUE NACIONAL NO ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS, DIZ PESQUISA.

Notícias

PARANÁ VIRA DESTAQUE NACIONAL NO ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS, DIZ PESQUISA.

"Ao todo, sete tópicos foram avaliados


Estadual


   O Paraná é a principal referência do país quando o assunto é ensino de inglês na rede pública. Ao menos é isso o que aponta uma pesquisa do British Council, chamada “Estudo de Políticas Públicas para o Ensino de Inglês”, que colocou o estado paranaense como um dos únicos, ao lado de Pernambuco, a atingir todos os critérios avaliados, alcançando um nível alto de estruturação e consolidação do ensino de Língua Inglesa na rede pública de educação.

   Ao todo, sete tópicos foram avaliados pelos pesquisadores para mensurar a qualidade do ensino de inglês na rede pública: (1) existência de fundamentação específica para língua inglesa presente no currículo; (2) existência de documentos complementares voltados à implementação do currículo ou ao apoio do ensino da língua inglesa; (3) prática de formação específica para professores de língua inglesa; (4) oferta ampliada para aprendizado de inglês (cursos no contraturno, existência de centro de línguas ou de programas de apoio ao desenvolvimento do ensino da língua inglesa); (5) monitoramento e avaliação para a língua inglesa; (6) proporção de professores de língua inglesa concursados; e (7) o perfil de formação, a habilitação do professor em língua inglesa.

   Cada um dos indicadores recebeu pontuação de 0 a 3, totalizando 21 pontos, no máximo, para cada unidade da federação. O Paraná ficou na liderança, com 19 pontos, seguido de Pernambuco (17), São Paulo (14) e Distrito Federal (13). Os estados do Pará, Amapá, Goiás, mato Grosso e Alagoas não foram contemplados pela pesquisa pois, de acordo com o British Council, não foi possível o levantamento de algumas das informações.

   Um dos principais destaques no estado diz respeito à escolaridade dos professores. No Paraná, 98,7% dos profissionais possuem graduação em curso superior, sendo que mais de 70% foram habilitados em língua inglesa ou língua estrangeira moderna e 90,5% já concluíram pós graduação lato-sensu.

 

 

 

Fonte: Bem Paraná 


28/01/2020
08:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp