ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL TERÃO CALENDÁRIO DIFERENCIADO EM 2020.

Notícias

ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL TERÃO CALENDÁRIO DIFERENCIADO EM 2020.

"As escolas em tempo integral funcionarão em turno único


Educação


   Enquanto a maioria dos alunos da rede estadual do Paraná volta às aulas em 5 de fevereiro, os estudantes das escolas que a partir de 2020 serão exclusivamente de Educação em Tempo Integral (ETI) retomarão os estudos no dia 10 do mesmo mês. De 3 a 7 de fevereiro, as equipes dessas instituições vão passar por formação específica relativa aos novos modelos gestão e também pedagógico.

   Os dias 15 de maio e 20 e 21 de julho, reservados ao Estudo e Planejamento no Calendário Escolar 2020 regular, serão dias letivos normais para os alunos e para as equipes das escolas de Tempo Integral. Nas unidades de ETI esse trabalho está concentrado em fevereiro.

   Durante o ano, os profissionais desses colégios terão diversas formações para adaptação do novo modelo às suas realidades, com oficinas relacionadas ao componente curricular Projeto de Vida, ações voltadas para o protagonismo juvenil e orientações relativas à gestão escolar.

   As escolas em tempo integral funcionarão em turno único. São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais.

   O protagonismo juvenil e o Projeto de Vida dos estudantes compõem o eixo central do modelo pedagógico das escolas de ETI. O objetivo é orientar o adolescente para descobrir aonde ele quer chegar e, assim, ajudá-lo nessa jornada. Serão fomentados Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que eles possam explorar em conjunto os seus interesses. Os professores também serão incentivados a ocupar um espaço de mentoria.

   Os colégios do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul que passarão a ser exclusivamente de Educação em Tempo Integral são: Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, em Laranjeiras do Sul; Colégio Estadual Professora Elenir Linke, em Cantagalo; e o Colégio Estadual José de Anchieta, em Quedas do Iguaçu.

 

 

Fonte: AEN-PR


27/01/2020
09:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp