NOVE EM CADA DEZ PEQUENOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ ENFRENTAM PROBLEMAS COM CONSUMO DE DROGAS.

Notícias

NOVE EM CADA DEZ PEQUENOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ ENFRENTAM PROBLEMAS COM CONSUMO DE DROGAS.

“Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que 89% dos pequenos municípios do Paraná enfrentam problemas relacionados ao consumo e circulação de drogas.


Estadual


   Ao todo, o estudo considerou os dados repassados por 136 municípios (35,59% das 399 cidades paranaenses), sendo principalmente municípios de pequeno porte – com menos de 50 mil habitantes.

   Considerando o alcance da questão, a situação do Paraná chega a ser mais grave do que a média do restante do país, onde 85,43% das 1.599 cidades pesquisadas enfrentam problemas por conta do consumo e circulação de drogas.

   De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, o grande problema é que nos municípios menores o alcance das drogas ainda esbarra na falta de recursos para o enfrentamento.

   Segundo o estudo, apenas 21% dos municípios paranaenses pesquisados possuem Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional.

   Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, a cada dia no Paraná são registradas, em média, 50 internações decorrentes de problemas relacionados ao consumo de álcool e outras substâncias psicoativas, como sedativos e hipnóticos, cocaína e outros estimulantes.

   Ao longo de todo o ano de 2018, último período com dados consolidados, haviam sido registradas 18.293 internações. O número aponta para um crescimento de 6,52% na comparação com o ano anterior, quando haviam sido registrados 17.174 internamentos por conta de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas.

 

Fonte: Bem Paraná.


15/01/2020
11:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp