CONSUMIDOR JÁ PODE FAZER CONSULTA AO CADASTRO POSITIVO.

Notícias

CONSUMIDOR JÁ PODE FAZER CONSULTA AO CADASTRO POSITIVO.

"Criado oficialmente em 2011 e regulamentado apenas em 2019, o cadastro positivo começou a ser consultado na última semana.


Economia


   O cadastro reúne informações de operações financeiras e obrigações de pagamento de pessoas físicas ou jurídicas, que possibilita a visualização de todo o comportamento e o histórico do pagador. Nesta primeira fase, no entanto, apenas as informações bancárias dos consumidores foram liberadas.

   A promessa é que os consumidores com melhores notas vão ter acesso a melhores opções de juro e crédito e também prazos de pagamento mais longos.

   A expectativa é que a medida também ajude endividados a regularizarem suas contas. De acordo com dados divulgados, a estimativa é que 45% dos endividados consigam se estabilizar financeiramente por meio do programa.

   Para consultar sua nota, o consumidor precisa informar nome completo, CPF, e-mail e número de telefone. Em alguns casos, será preciso enviar uma fotografia em formato selfie com fotos dos documentos. A validação do cadastro será feita por e-mail ou SMS.

   As informações podem ser consultadas pelo varejo, bancos e demais instituições financeiras. Todo cidadão que contratar uma operação de crédito ou tiver conta de serviço continuado estará automaticamente incluído no cadastro positivo. Quem quiser sair do sistema, precisará fazer a solicitação a um dos gestores. A exclusão dos dados dos sistemas ocorrerá em até dois dias.

   A expectativa do Banco Central é que, com o cadastro positivo, a avaliação do risco de crédito seja aprimorada, com queda das taxas de juros cobradas dos bons pagadores e redução dos índices de inadimplência.

 

Fonte: Bem Paraná.


14/01/2020
11:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp